Dormir bem e adequadamente tem um impacto direto em todas as áreas da vida de um indivíduo. Por outro lado, a insônia, um transtorno que prejudica o início ou a continuidade do sono, causa justamente o oposto.
Em outras palavras, o paciente que sofre deste problema enfrentará uma deterioração significativa em sua qualidade de vida. Comumente, essas pessoas levam muito tempo para conseguir dormir e frequentemente enfrentam dificuldades em manter o sono por um período adequado — geralmente recomendado entre 7 a 8 horas por noite. Como resultado, elas podem sofrer com a incapacidade de manter-se concentradas durante o dia e, frequentemente, experimentam alterações de humor, incluindo irritabilidade.
Além disso, a falta de sono adequado pode levar a problemas de saúde mais graves, como aumento do risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. A fadiga crônica, resultado de noites mal dormidas, também pode aumentar o risco de acidentes e erros no trabalho e na condução de veículos.
Portanto, compreender e combater a insônia é essencial para promover uma vida mais saudável e produtiva. Tratamentos variam desde mudanças no estilo de vida e técnicas de relaxamento até intervenções médicas, dependendo da severidade e da causa subjacente da insônia.
CAUSAS
O que causa insônia?
As causas da insônia podem ser inúmeras. Dentre as mais comuns, estão:
Hábitos de sono inadequados, como comer alimentos pesados antes de dormir ou até mesmo o consumo de bebidas estimulantes no período noturno, como energético e café;
Ansiedade e tensão corporal, levando a crença que não conseguirá dormir;
Resultado de emoções que aconteceram ao longo do dia, como o estresse;
Condições médicas, como dores crônicas e até mesmo a depressão.
O que é bom para insônia?
Após o diagnóstico médico, que deve levar em consideração o histórico do paciente e também exames como a polissonografia, um especialista da área saberá indicar maneiras de como tratar insônia.
Algumas dicas podem auxiliar em como acabar com a insônia. São elas:
Optar pela prática de atividade física no período da manhã ou da tarde;
Evitar bebidas estimulantes no período noturno;
Diminuir a exposição à luz durante à noite - isso inclui eletrônicos, como a TV e o celular;
Evitar dormir durante o dia;
Consumir alimentos leves à noite;
LOCALIZAÇÃO
De qual região você é? Entre em contato com nossas unidades:
Instituto Paulista do Sono - SJC
Avenida São João, número 570 - 2º andar (CEP: 12242-840).